19 de Março de 2015
Ansioso com a prova?
Em 15/03/2015, o site Click Conta Bradesco, publicou a matéria "Ansioso com a prova?" citando a Psicoterapeuta Holística e Hipnóloga Myriam Durante e o IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. Confira:
O coração bate mais rápido, as mãos suam e a respiração fica ofegante. Provavelmente, você já teve algum desses sintomas de ansiedade antes de fazer uma prova.
E você não está sozinho! Segundo uma pesquisa feita pelo IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) e o Instituto Sou +Jovem, 68% dos estudantes têm sintomas de nervosismo fora de controle às vésperas dos exames.
Mas, calma! Isso é natural. O problema é que, na vida de hoje, alguns outros fatores aumentam essa ansiedade e prejudicam o desempenho na escola.
O principal deles é a tecnologia. A gente sabe que a internet tem um papel importante nos estudos, mas, usada de forma errada, pode atrapalhar na concentração e no tempo de sono.
"Muitas vezes, você dorme mal porque está com o celular ou o computador ligado o tempo inteiro. Como acorda ainda com sono, não consegue memorizar o que estuda e fica ansioso ao longo do ano por acumular tarefas", diz a psicoterapeuta Myriam Durante.
Segundo ela, é preciso desligar os aparelhos, caso contrário, o cérebro também "não desliga" na hora de dormir. Dormindo bem, você consegue aprender em uma hora o que levaria uma semana, se estiver com o sono prejudicado.
"O estresse e a falta de concentração desequilibram as emoções, modificando sua fisiologia e também os processos inconscientes do corpo. Já com o corpo relaxado, a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos diminuem, tranquilizando sua mente e permitindo que a memória funcione melhor", afirma.
Se você tem dificuldade de relaxar, além de desligar os aparelhos eletrônicos durante a noite, pode procurar algumas técnicas de relaxamento. Por exemplo, meditação ou ioga. Em ambas as práticas, o segredo para relaxar é a respiração pausada e profunda.
Um dos sintomas clássicos da ansiedade é a respiração alta (concentrada no peito) e rápida. Procure respirar enchendo toda a barriga (exatamente como os bebês fazem!). Faça isso várias vezes em alguns momentos do dia.
Experimente fazer o exercício de relaxamento conduzido por Myriam nesse vídeo Aprenda a relaxar