09 de Junho de 2016
Ansiedade patológica: entenda como o distúrbio
Em 08/06/2016, o Revista Pense Leve publicou a matéria "Ansiedade patológica: entenda como o distúrbio traz prejuízos a saúde" destacando a Psicoterapeuta Holística e Hipnóloga, especialista em comportamento humano, Myriam Durante e pesquisa realizada pelo IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. Confira a matéria:
Especialista aponta autoconhecimento como uma forma de acabar com o problema
Aproximadamente 33% da população mundial sofre de ansiedade, conhecida como a doença do século, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil está entre os lideres do ranking, com mais de 25 milhões de pessoas diagnosticadas com ansiedade patológica. Uma pesquisa realizada este ano pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) apontou que a cada dez brasileiros, quatro apresentam a chamada ansiedade patológica, que ultrapassa o limite normal do ser humano e que pode desencadear transtornos físicos e mentais. O instituto ouviu 1.800 pessoas e 95% delas afirmam se sentir muito estressados, sendo que 87% declaram ser ansiosos em excesso. Sem falar, que apresentam distúrbios, como alergias (63%), gastrite (39%), úlcera (30%), herpes (29%), asma (15%) e fibromialgia (12%). Entre os sintomas, os mais comuns são dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal, inchaço e torpor.
De acordo com Myriam Duarte, psicoterapeuta, presidente do IPOM e autora do livro Ansiedade: aprenda a controlar sua ansiedade e viva melhor, esse transtorno mental pode inviabilizar a vida social e a profissional, mas poucas pessoas buscam tratamento para aliviar os sintomas antes que eles cheguem ao limite. "É por esta razão que resolvi lançar este livro, que ensina, de maneira prática e eficiente, como o leitor pode conhecer os sintomas que o seu corpo emite e tratar as causas que estão afetando o seu equilíbrio emocional. Desenvolvi uma técnica exclusiva que possibilita mudanças comportamentais, aumento das capacidades pessoais e harmonia emocional em um curto espaço de tempo", afirma. A técnica é chamada de Busque Autoconhecimento e utiliza hipnose, relaxamento, programação neolinguística, radiestesia, regressão, entre outras estratégias que despertam a importância do autoconhecimento para mudanças de hábitos, comportamentos e pensamentos na manutenção da saúde física e mental.