27 June 2013
Estresse no trabalho
Em 27/06/2014, o Jornal A Tribuna - Vitória / ES - publicou a uma matéria sobre a pesquisa de estresse no trabalho, realizada pelo IPOM. Confira.
MAU HUMOR É O QUE MAIS ESTRESSA NO TRABALHO
Pesquisa revela que o principal motivo de estresse no ambiente de trabalho são chefes e colegas mal humorados.
Prazos apertados para finalizar tarefas, reuniões que consomem horas, excesso de atribuições e cobranças dos chefes são alguns fatores que tiram a tranquilidade dos profissionais.
Mas o principal causador de estresse é o mau humor de chefes e colegas no ambiente de trabalho, aponta um estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom).
De acordo com o levantamento, o ambiente tenso e pouco amistoso é o que mais provoca estresse no ambiente corporativo. Das 1500 pessoas entrevistadas entre maio de 2012 e maio de 2013, 38% responderam que a convivência com chefes e colegas agressivos e mal-humorados é o principal causador desse dano.
Outros, 23% afirmam que o excesso de trabalho é o que os tiram do sério, enquanto que 18% dos entrevistados apontaram que a pressão por resultados os deixa a beira de um ataque de nervos. A busca pela perfeição (11%) e o medo da demissão (7%) também foram apontados pelos entrevistados.
Segunda a psicoterapeuta e presidente do Ipom, Myriam Durante que coordenou a pesquisa, os dados comprovam que muitas empresas têm um ambiente nocivo à saúde. "Fomos investigar o que está por trás desse problema que atinge cerca de 70% da população economicamente ativa do País. É importante identificar essas causas, pois o estresse cria vários problemas que se acumulam com o tempo".
A coordenadora da pesquisa ainda explica que o estresse pode reduzir a produtividade em até 40%. "Para ficar menos estressado no ambiente de trabalho, o indicado é o que os funcionários realizem atividades esportivas ao ar livre e dediquem mais tempo para amigos e familiares".
A gerente da Center Recursos Humanos, Eliana Machado, observa que o mau humor torna o ambiente de trabalho mais pesado e pode, inclusive, provocar a demissão do colaborador. "Quem é mal-humorado no trabalho é o principal prejudicado, pois se compromete como profissional. Uma vez que isso está ligado ao relacionamento interpessoal e quando em excesso , pode levar a demissão".
Clique para ler a matéria original: https://docs.google.com/file/d/0B2hwNRikNPRMTlYxTmdTZFRVREk/edit?usp=sharing