Vencedores ou fracassados?
Em 11 de outubro de 2015, a revista Pense Mais publicou a matéria "Vencedores ou fracassados?" com texto da Psicoterapeuta Holística e hipnóloga Myriam Durante.
- O fracassado sempre espera que alguém lhe mostre o caminho. Ele pergunta a todos ao seu redor o que fazer, qual o caminho certo a seguir e não toma a iniciativa de fazer um movimento sequer sem receber um conselho de alguém. Acha que existe uma fórmula certa, um caminho certeiro para o sucesso que algum dia descobrirá levando-o diretamente ao topo.
- O fracassado tem baixa autoestima. Idolatra e valoriza as pessoas de sucesso como deuses e mesmo querendo chegar lá, no fundo não se considera digno ou capaz de conseguir.
- O fracassado está sempre esperando a condição ideal para começar a agir, mas a hora nunca chega, ele está sempre "se preparando ".
- O fracassado é reativo, sempre arranja desculpas fora de si para justificar sua situação. Geralmente fala mal do governo, da situação social do país, de algum parente que "impede" seu crescimento, raramente admitindo que errou.
- O fracassado tem pavor de errar, tornando-se muitas vezes perfeccionista. Fica se torturando pelos erros passados e a cada novo erro fica ainda mais temeroso de tentar novamente.
- O fracassado espera sempre que haja alguém para pegá-lo pela mão e guiá-lo pela vida. Está sempre pedindo conselhos, não toma decisões sozinho e se preocupa demais com a opinião alheia.
O êxito ou o fracasso da sua vida não depende de quanta força você coloca em uma tentativa, mas da persistência no que for fazer. Em qual desses perfis você se encaixa? É isso que você quer para a sua vida? Faça diferente!
Todos nós temos um pouco de derrotados, mas o importante é reconhecermos e tentar, tentar sempre. Só assim que as mudanças ocorrem. Pense nisso.