No Dia Mundial do Mau Humor, conheça os sinais da distimia
Em 13/11/2014 o Jornal Extra Globo publicou a matéria: "No Dia Mundial do Mau Humor, conheça os sinais da distimia, doença que afeta 3% da população" com uma entrevista dada pela psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante, que falou sobre os sintomas e consequências do mau humor.
Acordou com o pé esquerdo? Calma, talvez seja só efeito do Dia Mundial do Mau Humor, comemorado - se é que pode se falar assim - nesta quinta-feira. Nada mais normal do que ter um momento ou outro de rabugice, mas lutar contra esse estado de espírito é essencial para prevenir a distimia, doença que atinge 3% da população mundial.
— Se a pessoa não combate o mau humor, ele se torna permanente. Indivíduos para baixo atraem quem é assim também. Com isso, eles têm, cada vez mais, pensamentos e ações negativas — diz a psicoterapeuta holística Myriam Durante, presidente do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom).
Considerada uma depressão leve, a distimia se caracteriza por uma rabugice constante, acompanhada de desânimo, tristeza, impaciência e pessimismo. Outros sintomas são baixa autoestima, desmotivação e dificuldade para dormir ou se alimentar adequadamente.
Segundo Myriam, a doença pode ser diagnosticada em adultos com mau humor há dois anos consecutivos. Em crianças e adolescentes, um ano é suficiente para acender o sinal de alerta. O tratamento é feito com psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos.
A especialista afirma que cada vez mais pessoas estão mal humoradas por duas razões simples: privação de sono e pressa constante.
— Quem vai dormir muito tarde acorda sem energia no dia seguinte. O corpo levanta cansado, e o desânimo dá mau humor — explica.
Já a sobrecarga com tarefas do dia a dia gera ansiedade e irritabilidade.
— Hoje, estamos sem paciência para tudo — diz a psicoterapeuta. — Crises passageiras de mau humor são normais, mas há quem nem se lembre de ter tido bom humor um dia, porque ficou com a tolerância muito pequena.
Uma pesquisa realizada pelo Ipom em 2013 e neste ano mostrou que cerca de 60% dos brasileiros sentem dificuldade para evitar pensamentos negativos. Quanto mais rapidamente se agir contra a rabugice, mais fácil é recuperar o alto astral.