Dormir pouco prejudica a visão
Em 22/07/2014, o site Sidney Rezende, publicou a matéria "Dormir pouco prejudica a visão", referindo-se ao resultado da pesquisa do IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente.
Dormir pouco prejudica a visão
A pesquisa mais recente do assunto, do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), mostra que 69% dos brasileiros entre 20 e 60 anos têm distúrbios do sono. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a falta de sono pode prejudicar a visão.
Ele explica que o hábito de dormir menos de 6 a 8 horas diárias aumenta o risco de alterações vasculares na retina que podem causar a perda definitiva da visão. Segundo Leôncio, o estresse gerado pela falta de sono desorganiza o consumo de glicose pelo organismo e dificulta a utilização da insulina secretada pelo pâncreas.
O sono insuficiente também eleva o nível de dois marcadores inflamatórios ligados às doenças cardíacas - a molécula interleucina-6 (IL-6) e a proteína C reativa de alta sensibilidade (hs-CRP). O problema é maior entre as mulheres.
Segundo o especialista, quem dorme mal tem mais facilidade de contrair conjuntivite viral e bacteriana ou ter conjuntivite alérgica, especialmente no frio e períodos de estiagem prolongada. Isso porque os distúrbios do sono comprometem a imunidade e portanto a capacidade de nosso organismo combater infecções e ter reações equilibradas às agressões externas.
Veja algumas dicas para diminuir os distúrbios do sono:
- Frutas ricas em vitamina C - laranja, goiaba, acerola - diminuem a produção do cortisol, protegem os olhos dos radicais livres da catarata
- Inclua carboidratos no jantar para aumentar a produção de insulina
- Peixes de água fria (salmão e sardinha),semente de linhaça e frutos do mar equilibram a lágrima e previnem a degeneração macular
- Uma castanha do Pará/ - contém selênio, protege os olhos e combate a depressão.
- Espinafre e brócolis - previnem a depressão e protegem a retina.
- Café, doces e gorduras saturadas devem ser evitados principalmente a noite
- Evite usar computador, tablet ou smartphone a noite - a luz azul destes dispositivos dificulta o sono.